segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Arte e Tecnologia


Arte e tecnologia

A tecnologia muda rapidamente e com isso o campo do artista expande-se. A arte digital usa como ferramenta básica o computador e traz conhecimentos visuais sempre mutáveis, um novo mundo que o computador facilita abrangendo o universo fluido chamado de mundo artístico interativo que pode ser virtual ou digital com formas infinitamente maleáveis.A tecnologia em sua expansão traz o crescimento da arte computadorizada com ampla faixa de gráficos, escultura cibernética, animação, imagem digitalizada e todo tipo de arte interativa com participação ativa do telespectador/participante.
Abrangendo todas as áreas de arte contemporânea, vivenciando essa mesma arte que tem poder de manipular e modificar cada elemento da imagem, o artista vai, assim, conquistando espaços e sempre procurando inovações, conferindo a imagem um novo poder, fazendo diferenças em suas criações.
A disposição dos artistas e suas criações interativas tornam o artista um facilitador da experiência de arte, onde a obra interativa passa a ser, de certa forma, uma extensão da educação, com a participação ativa.
Os novos meios de expressão, as inovações fotográficas de Marey e Muybridge aos férteis experimentos de Braque e Picasso na tela..
Duchamp nos ensinou a pegar praticamente qualquer coisa e atribuir-lhe todos os significados completamente arbitrários e pessoais poissíveis, com o seu preenchimento, mistérios e enigmas que possa conter, A fusão da Arte e cotidiano do século XX , traz para o século XXI a fusão do real e do virtual na arte, assim como na vida.
Os assuntos de interesse na realidade virtual são as experiências tridimensionais, com a ajuda de um dispositivo montado na cabeça, luvas de dados ou macacões (contendo cabos de fibras óticas) o usuário vivencia um mundo simulado que parece reagir aos seus movimentos.
As inovações mais surpreendentes em realidade virtuais ocorreram na área médica onde os procedimentos cirúrgicos são usados para treinamento
A experiência virtual é uma nova forma de vivenciar a arte, vivência que vai além do virtual e chega ao tátil e quando artistas de qualidade buscarem o mundo digital, com apenas o clique do mouse, para ver suas obras expostas em galerias, ocorrerá a reformulação do significado de arte, de estética, de relacionamentos de artistas com vendedores e instituições.
Arte digital e realidade virtual são as mais novas manifestações e as mais estranhas no mundo virtual. Barretos,21 de setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário